A racionalidade governamental contemporânea, a educação profissional e a produção dos novos sujeitos

Autores

  • Maria Inês Utzig Zulke

Resumo

Este artigo analisa os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores em escolas públicas de educação profissional em um contexto de reforma do Estado. Trata-se de um estudo que recorta algumas proposições do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineficiência do serviço público, justificando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica privada e empresarial. A pesquisa demonstra que a Reforma do Estado engendrou um conjunto de procedimentos e de saberes considerados úteis para a conformação de sujeitos e de instituições adequados às novas configurações do capitalismo. Finalmente, o estudo enfatiza a heterogeneidade do Estado e a multiplicidade discursiva que possibilitam vislumbrar as resistências que coexistem no interior do campo de pesquisa.

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Como Citar

Zulke, M. I. U. (2013). A racionalidade governamental contemporânea, a educação profissional e a produção dos novos sujeitos. Revista Liberato, 9(12), 67–82. Recuperado de http://ead.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/129

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Artigos