APRESENTAÇÃO

Autores

  • Regina Leitão Ungaretti

Resumo

Quando falamos em educação profissional, é comum remetermos especialmente a um processo formativo que inclua, no seu desenvolvimento, a aprendizagem de alguns conhecimentos e de técnicas específicas de um saber-fazer profissional aceito e legitimado pelo mundo do trabalho. Ou seja, a educação profissional passa pelo fazer, pelo tornar operatórias atividades intelectuais e manuais que sejam de interesse de uma sociedade e praticadas por uma instituição empresarial ou industrial. Em se tratando das escolas técnicas industriais, a área das engenharias tem o seu status próprio e garantido, uma vez que desse construto técnico-científico saem os conhecimentos que serão aplicados para a qualificação e, portanto, certificação do profissional que de tais escolas egressa. No entanto, é sabido pelos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, especialmente da educação, que o conhecimento disciplinar, especialista, não tem dado conta da complexidade da realidade e, portanto, das intervenções sociais necessárias à melhoria da qualidade de vida tão alardeada. Por isso, os paradigmas emergentes das correntes atuais do pensamento propõem a reconciliação de saberes em busca de unificação do conhecimento e a formação de um ser humano que também é profissional “capaz de utilizar conhecimentos de várias disciplinas para resolver certas questões e de saber como e quando consultar os especialistas, sem ficar totalmente subordinado aos “experts” (JAPIASSU,1995, p.330).

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Como Citar

Ungaretti, R. L. (2013). APRESENTAÇÃO. Revista Liberato, 5(5). Recuperado de http://ead.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/54

Edição

Seção

Artigos