Método para adaptação do transformador de corrente com erro classe 10P, para o erro de classe 5P, com o mesmo núcleo

Autores

  • Elton Gimenez Rossini Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Cristiane Greice Magalhães Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • José de Souza Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de um método desenvolvido, para reutilizar os núcleos de silício de TCs de proteção que normalmente são descartados, devido a erros de dimensionamento. Isso é realizado por meio de testes em bancada em um ambiente de laboratório industrial. Para atingir esse objetivo, um protótipo de transformador de corrente foi concebido, de modo a estar em conformidade com as normas regulatórias. Esse protótipo também foi capaz de reduzir a margem de erro, diminuindo-a de 10% para 5%, ao mudar de uma exatidão de 50 VA 10P20, para atender a 50 VA 5P20. Utilizando um equipamento de análise de energia, foi possível identificar que os erros de relação e fase permaneceram em uma faixa entre -2.16% e 82.01%, respectivamente. Isso se deve à inclusão de um canal entre os núcleos do transformador. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, estando em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela norma ABNT/NBR 6856 e IEEE std C57.13-1993. Os resultados abrem possibilidades para a aplicação em diversas áreas que fabricam transformadores de corrente.

Biografia do Autor

Elton Gimenez Rossini, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFRGS. Professor da UERGS.

Cristiane Greice Magalhães Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Bacharel em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

José de Souza, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)

Doutor em Processos de Fabricação pela UFRGS. Professor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC), Novo Hamburgo, RS.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6546: transformadores para instrumentos: terminologia. Rio de Janeiro, 1991.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6821: transformador de corrente: método de ensaio. Rio de Janeiro, 1992a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6856: transformador de corrente: especificação. Rio de Janeiro, 1992b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6856: transformador de corrente: especificação. Rio de Janeiro, 2015.

BANDEIRA, M. I. C. Automação do ensaio de saturação em transformadores de corrente utilizados em sistemas de transmissão de energia. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Metrologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

BASTOS, J. P. A. Eletromagnetismo para a engenharia: estática e quase-estática. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2004.

BORGES, F. A. Modelagem dinâmica de transformadores de corrente para uso em estudos de qualidade da energia e proteção do sistema elétrico. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho, Faculdade de Engenharia, 2014.

D’AJUZ, A. Equipamentos elétricos: especificação e aplicação em subestações de alta tensão. Rio de Janeiro: FURNAS, 1985.

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR., C.; UMANS, S. D. Electric machinery. 6th ed. New York: McGraw-Hill, 2003.

INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINEERS. IEEE Std C57.13-1993: standard requirements for instrument transformers. New York, 1994.

INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMMISSION. IEC 60044-1: instruments transformers: part 1: current transformers. Geneva, 2003.

INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMMISSION. IEC 60044-6: instruments transformers: part 6: requirements for protective current transformers for transient performance. New York, 1992.

INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMMISSION. IEC 61869-2: instrument transformers – part 2: additional requirements for current transformers. Geneva, 2012.

OMICRON. CT Analyzer: current transformer testing, calibration and assessment. 2022. Disponível em: https://www.omicronenergy.com/en/products/ct-analyzer/. Acesso em: 10 dez. 2022.

PIRES, T. T. B. Avaliação do transformador de corrente da linha de transmissão de 138 kV quanto as suas condições operacionais. 2018. 159 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.

SCHIMITZ, J. S. Estudo e aprimoramento de método de cálculo para fabricação de um transformador de corrente para medição. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

UMANS, S. D. Máquinas elétricas. 7. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2014.

VICENTE, F. Estudo e aprimoramento de planilha para cálculo de transformadores de corrente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Gimenez Rossini, E., Magalhães Santos, C. G. ., & de Souza, J. . (2023). Método para adaptação do transformador de corrente com erro classe 10P, para o erro de classe 5P, com o mesmo núcleo. Revista Liberato, 24(42). Recuperado de http://ead.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/856