Cinema e Educação em contexto de Cultura Digital: uma análise dos relatos pedagógicos das produções participantes de um festival de Cinema Estudantil

Autores

  • Cíntia Inês Boll Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luciana Domingues Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo compõe um conjunto de ações realizadas por um estudo de doutorado, mobilizado pela identificação de alternativas para o uso pedagógico das mídias e da tecnologia, considerando as potências do encontro entre Cinema e Educação em contexto de Cultura Digital. Como proposta metodológica, a pesquisa apresenta uma análise de conteúdo (Bardin, 1977) que teve como escopo principal e objeto de estudo os relatos pedagógicos das produções inscritas em um festival de Cinema Estudantil denominado São Leo em Cine, realizado no município São Leopoldo (Rio Grande do Sul – Brasil). A pesquisa evidencia a relevância da instituição de políticas públicas de Educação Audiovisual e estabelece os festivais de Cinema Estudantil como um nicho de atenção acadêmica.

Biografia do Autor

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Pró-Reitora de Graduação da UFRGS, professora Associada na Faculdade de Educação (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil e professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Luciana Domingues Ramos , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela UFRGS. Professora da rede municipal de São Leopoldo, RS, Brasil.

Referências

AGUIAR, C. A. Cinema latino-americano, festivais europeus e redes de solidariedade. Tempo e Argumento, v. 14, n. 35, 2022. DOI: 10.5965/2175180314352022e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314352022e0110. Acesso em: 24 jun. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.

BERGALA, A. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink: Cinead-Lise-Fe/Ufrj, 2008. 210 p.

BERGSON, H. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 304 p.

BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. São Paulo: SESC, 2020. 320 p.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 3.342, de 3 de julho de 2023. Institui a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio do Interior do país. 2023a. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2372191. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRASIL. Lei 14.533/2023, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. 2023b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRASIL. Lei 13.006/2014, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm. Acesso em: 16 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 maio 2022.

CAMPOS, L. M.; LEMOS, C. D.; RAMOS, L. D. Núcleo de Educação Audiovisual: uma proposta de política pública de fomento à produção audiovisual na rede pública municipal de São Leopoldo. In: SANTOS, M. A. S.; LAZZARETI, A.; COSTA, J. V. (org.). Escritos de alfabetização audiovisual: luz na docência. Porto Alegre: Cinemateca Capitólio, 2018. p. 205-213.

CÂNDIDO, E. B. O Festival São Léo em Cine é amparado por lei municipal. Roquette-Pinto, v. 1, n. 1, 2017. p. 41-43. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/roquettepinto/files/2021/06/O-FESTIVAL-SAO-LEO-EM-CINE-E-AMPARADO-POR-LEI-MUNICIPAL.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

CARTA de Tiradentes. In: MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES, 26.; FÓRUM DE TIRADENTES, 2023, Tiradentes. Belo Horizonte: Universo Produção, 2023. Disponível em: https://mostratiradentes.com.br/carta-de-tiradentes-2023/. Acesso em: 7 jan. 2023.

DE VALCK, M. Film festivals: from european geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University, 2007.

FLECK, J. P. S. Consumo fanático: uma análise exploratória nos festivais de cinema fantástico. 2013. 183 f. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: Unesco: Cetic.Br, 2016. 199 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 3 dez. 2022.

GUIMARÃES, J. A. G.; SALES, R. Análise documental: concepções do universo acadêmico brasileiro em ciência da informação. DataGramaZero, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000008345. Acesso em: 12 out. 2019.

KERSCH, D. F.; MARQUES, R. G. Saímos do cinema de alma lavada: multiletramentos e trabalho interdisciplinar na produção de curtas de acessibilidade midiática. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 55, n. 1, p. 77-99, 2016. DOI: 10.1590/010318134899174681.

MUYLAERT, J.; MELO, I. C.; MATTOS, T. Olhares e perspectivas sobre os festivais audiovisuais. Rebeca, v. 11, n. 1, p. 12-20, 2022. DOI: 10.22475/rebeca.v11n1.875. Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/875. Acesso em: 24 jun. 2023.

PEREIRA, J.; MATTOS, D. P. A produção de vídeo na prática escolar: análise do I Festival de Vídeo Estudantil da Cidade de Capão do Leão/RS - Brasil. Revista Tecnologias na Educação, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2017. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art13-vol19-julho2017.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

SALES, R. Tesauros e ontologias sob a luz da Teoria Comunicativa da Terminologia. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SÃO LEOPOLDO. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo de Educação Audiovisual. 2023. Disponível em: https://nucleo-de-educacao-audiovisual.jimdosite.com/. Acesso em: 7 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Boll, C. I., & Domingues Ramos , L. . (2024). Cinema e Educação em contexto de Cultura Digital: uma análise dos relatos pedagógicos das produções participantes de um festival de Cinema Estudantil. Revista Liberato, 25(43), 35–48. Recuperado de http://ead.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/893